segunda-feira, 17 de junho de 2013

Castelo de Beja - Grupo "Os Bubedanas"

Cantar alentejano

7 comentários:

  1. Minha querida amiga, você encontrou e já publicou, que bom, assim fico conhecendo mais alguma coisa dos alentejanos, são ótimos... se assemelha com os coros dos seminaristas, inclusive a lentidão na execução...
    Valeu minha querida amiga, adorei esse belo momento!!!
    Beijinhos com carinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes não são mineiros, tudo rapazes novos, os mineiros são todos maduros. Mas cantam bastante bem e com as características dos cantares alentejanos. Mas já ouvi melhores. Estas canções dolentes, noutros tempos eram cantadas nas searas, enquanto ceifavam o trigo, ao calor sufocante do Alentejo e soavam até muito longe. Eu adoro a força das vozes e as voltinhas que eles dão e quando o coro acaba uma frase, aquele que faz a ligação entre uma frase e outra com um floreio da voz. Faz-me lembrar certos passes que o toureiro faz com a capa, quando toureia a pé. Eles são todos lá das mesmas bandas. A lentidão é própria de tudo o que eles fazem, talvez por causa do clima e duma certa solidão, tudo muito distante... extensões imensas sem se ver uma pessoa. No nosso grupo de cavaquinhos tocamos esta música, apenas com outra letra e o nosso problema é manter o ritmo tão lento kkkk
      Eu não conheço esses coros de seminaristas... Eles aqui por vezes cantam em grandes cerimónias religiosas, mas é canto gregoriano, por sinal muito lindo. Mas há muito poucos seminaristas, até mesmo em Braga, que é chamada a Roma portuguesa e tem arcebispo... não há quase nenhuns.
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    2. Minha querida amiga, reparei que são todos da nova geração, bem novos e cantam muito bem, também gostei do floreado que fazem com a voz...
      Aqui os seminaristas participam de um coro e por vezes participam das festividades, vou ver se acho um vídeo para lhe enviar. Eles também cantam bem lentamente, lembra esse estilo...
      Valeu minha querida amiga!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar
    3. Eu não sei a história deste grupo, mas eles são muito novos, não sei se serão estudantes, mas não me parecem, têm qualquer coisa de mocinhos do campo kkkk
      Alguns até são uns borrachinhos kkk mas têm um ar simplório.
      Estou mortinha por ver esses seminaristas
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    4. Minha querida amiga, não consegui achar nenhum vídeo dos seminaristas cantando, acho que eles não fazem gravações, achei só um mas não era o que queria lhe mostrar...
      Para não ficar sem mandar nada, estou enviando dois links:
      Um de um coro de dois...
      http://youtu.be/BzD0nd7tzNI
      Shania Twain - Party For Two pé Billy Currington
      E outro de um coro de uma só voz...
      http://youtu.be/ttukwWNMOH0
      Shania Twain - Forever
      Valeu minha querida amiga!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar
    5. Pena eles não gravarem, mas realmente é natural que não o façam.
      kkkkkkkkkk
      Gosto muito deste coro de dois e coro de uma só voz... só não publico no blog porque já publiquei os dois vídeos aqui kkkkk e penso que mais que uma vez. Um deles também publiquei no LiveBlog
      Mas muito obrigada
      Bjinhos no coração

      Eliminar
    6. É realmente uma pena, minha querida amiga...
      Só me lembro da publicação do coral de dois, que você publicou não faz muito tempo, mais os dois são ótimos...
      Valeu minha querida amiga!!!
      Beijinhos no coração!!!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...